settings.tab.title.demo

O que é a Inspeção Predial?


A inspeção predial é o diagnóstico de uma edificação, que visa atestar as condições de manutenção e conservação, identificando problemas e orientando as manutenções a serem realizadas, quando necessário.




Qual o objetivo da Inspeção Predial?​


O objetivo da inspeção predial é gerar o LTIP (Laudo Técnico de Inspeção Predial) que é o documento elaborado por um profissional habilitado, que visa atestar as condições de segurança e estabilidade dos edifícios.




Quando a Inspeção Predial deve ser realizada?


Recomenda-se que a inspeção predial seja realizada na entrega de um imóvel, e após isso, a cada 5 anos.




Quem deve realizar a Inspeção Predial?


A inspeção predial deve​ ser realizada por um profissional habilitado na área da construção civil, com experiência na construção e nos sistemas que a compõe.




Quais documentos são gerados pela Inspeção Predial?


Após a realização da inspeção predial, é gerado o laudo técnico de inspeção predial, neste laudo consta os danos encontrados, o grau de risco dos danos encontrados, a ordem de prioridade dos reparos a serem realizados e recomendações de futuras manutenções.




Quais os riscos de não realizar uma Inspeção Predial?


A principal função da inspeção predial é preservar o patrimônio, se antecipando a qualquer dano que uma edificação possa sofrer com o desgaste de seus elementos construtivos ou serviços e projetos mal executados. Há também a vantagem sobre o custo dos reparos dos danos que seriam causados por falta de manutenção, visto que o custo de manutenção é muito inferior ao custo de reparo.




A realização do LTIP é obrigatório?


Visto que a necessidade de manter as edificações é de interesse geral, em Porto Alegre, o Decreto nº 18.574, de Fevereiro de 2014 passou a tornar obrigatório a apresentação do LTIP até Fevereiro de 2015. A periodicidade da renovação estipulada no decreto é a cada 5 anos. Residências unifamiliares e multifamiliares de até 2 pavimentos não possuem a necessidade de apresentar o LTIP, sendo que edifícios que não apresentam essas características, devem apresentar. É importante lembrar que está é a lei de Porto Alegre, cada cidade possui seus critérios.





山梨県 山梨市小原東701(東山聖苑南)

TEL&FAX : 0553-23-2422

​月曜定休 平日13-23時 土日祝10-21時

  • Activ-A on Facebook
  • Activ-A on instagram

© 2008 Activ-A